Páginas

HISTÓRIA

Deus usa quem ele quer para fazer o que ele quer, Ele escolhe os fracos para confundir os fortes, ele escolhe os pequenos para confundir os grandes, e não foi diferente com o CEO – Consciência Evangélica de Orobó, na qual Ele escolheu um Jovem Evangélico para transmitir o seu projeto para o povo de Orobó.

Em Novembro de 2016, na cidade de Teresina/PI Deus colocou no coração do Ir. Felício Oliveira um projeto que honrasse os evangélicos e que glorificasse e exaltasse o seu Santo Nome. Cada detalhe foi dado por Deus e transmitido para o papel chegando então ao Projeto proponente da Instituição do Dia da Consciência Evangélica de Orobó. Nesta época, Felício trabalhava e residia na cidade de Teresina no estado do Piauí. Poucos meses depois, Deus fez com que ele voltasse para a sua terra natal para dá inicio a esse grande projeto em prol do reino de Deus. Ao retornar, Felício procurou o vereador Thomás Brito e falou a respeito do projeto, pois o mesmo só poderia tramitar na câmara municipal, se fosse proposto pelo poder legislativo, executivo ou por iniciativa popular (abaixo assinado), no qual demoraria um pouco mais. Ao falar do projeto com o vereador, o mesmo não pensou duas vezes, gostou muito e abraçou a ideia, ficando muito feliz em poder assinar e colocar em votação um projeto tão importante para os evangélicos e também para o reino de Deus.


No dia 10 de Abril de 2017, foi realizada no portal digital de Orobó, uma reunião com algumas igrejas do município para a apresentação do projeto e debate sobre a data a ser comemorada. Estiveram presentes o Pr. Jânio da Igreja Assembleia de Deus Semeando a Palavra e o Amor; Pr. José Nilton da Igreja Chama de Fogo; Pr. Amaral da Igreja Plenitude da Graça do Trono de Deus; Ev. José Mario da Igreja o Brasil para Cristo; Pr. Gilvan da Igreja Batista Missionária em Manibú; Pr. Gilmar da Igreja Mundial do Poder de Deus; Presbitério Rogerio da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco; Presbitério João Euzébio da Igreja o Brasil para Cristo de Espinho Preto, além do Irmão Felício Oliveira e do vereador Thomás Brito. Foi apresentado o Dia 31 de Outubro aos presentes, como a data para ser comemorada anualmente o Dia da Consciência Evangélica de Orobó, no qual todos aprovaram a data sugerida, por se tratar de um dia muito importante para a história do protestantismo, afinal, foi em 31 de outubro de 1717 que Matinho Lutero publicou suas 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg na Alemanha, dando inicio assim ao protestantismo. Após esta reunião, o projeto foi protocolado na câmara municipal de Orobó, recebendo o numero 003/2017. No dia 10 de Maio de 2017, iria acontecer a primeira votação do projeto, porém durante o debate, um vereador solicitou visto do projeto, adiando a sua votação para o dia 17 de Maio de 2017. Chegando o novo dia da votação, a câmara de vereadores ficou repleta de evangélicos, assim como de diversos pastores de algumas igrejas do município, que foram acompanhar de perto e defender esse direito de toda comunidade evangélica, que neste dia viu o projeto ser aprovado por unanimidade. No final da reunião, foi dada a oportunidade para o Evangelista José Mario deixar suas palavras, que como um grito de vitória enfatizou o Salmo 33:12: “Feliz é a Nação Cujo Deus é o Senhor”. Logo após a aprovação pela câmara de vereadores de Orobó, o Prefeito Cléber José de Aguiar da Silva (Chaparral), sancionou a lei municipal nº 1.042/2017 que Institui no abito municipal o dia da consciência evangélica. Em forma de agradecimento a Deus pela aprovação da lei 1.042/2017, foi realizado no dia 08/07/2017 um grande culto em ação de graças dirigido pela UNIEO – União das Igrejas Evangélicas de Orobó, que reuniu centenas de pessoas no auditório da Escola Paulo Freire, que ficou pequeno para tanta gente que juntos foram cultuar a Deus. Na Oportunidade o Prefeito Cleber (Chaparral), o vice-prefeito Severino Abreu (Biu Abreu) e o vereador Thomás Brito, fizeram a assinatura simbólica da LEI.


A UNIEO

Durante todo o tempo de espera para a aprovação do Projeto de Lei, aconteceram diversas reuniões entre os pastores, a fins de somar forças e realizar as comemorações do dia 31 de Outubro, dando origem dessa forma a UNIEO – União das Igrejas Evangélicas de Orobó. Todas as denominações evangélicas de Orobó foram comunicadas sobre o Projeto de Lei, assim como, foram convidadas para participarem de todas as reuniões que eram realizadas em prol do fortalecimento do nome do Senhor na cidade de Orobó. Foi percorrido todo o município a procura de todas as igrejas para que nenhuma ficasse de fora deste marco histórico em nosso município.

Após diversas reuniões, foi aprovada a diretoria, o nome da comissão, o nome do evento, as logomarcas, assim como algumas atividades na qual serão realizas no decorrer do ano. Como nome da comissão foi aprovado a UNIEO – União das Igrejas Evangélicas de Orobó. Como nome do evento foi aprovado CEO – Consciência Evangélica de Orobó. As logomarcas aprovadas foram as imagens 01 que corresponde a da UNIEO e a Imagem 02 que corresponde a do CEO. Já a primeira diretoria formada é composta pelo Evangelista José Mario – Presidente; Pastor Jânio Mario – Vice-presidente; Felício Oliveira – Secretário Executivo; Pastor Amaral – 1º Secretário; Pastor Fabio Guilhermino – 2º Secretário; Evangelista Mauricio – Tesoureiro.

A UNIEO hoje é composta por 16 das 19 denominações existentes em Orobó. Ambas estão unidas em prol do crescimento do reino de Deus aqui na terra, e principalmente na cidade de Orobó. Todas deram as mãos e estão vivendo o que está escrito em Salmos 133:1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

As ações da UNIEO não estão resumidas apenas ao dia 31 de Outubro (data da comemoração do dia da Consciência Evangélica de Orobó), mas sim, no fortalecimento das Igrejas, na ajuda mútua, em ação social que beneficia os mais carentes, em troca de experiências, na busca de melhorias e benefícios que abranja os evangélicos, nas reivindicações dos direitos dos evangélicos, e principalmente está firmada na palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário